Você sabe porquê deve controlar seu estoque?

O estoque é uma parcela do capital da empresa que está parada. Muitas vezes, a gestão desse setor não é levada a sério pelos gestores até começarem a enfrentar problemas de perda de itens e de dinheiro.

Controlar a gestão do estoque é fundamental, pois ele representa dinheiro e lucro.

Se um produto fica parado, o dinheiro não circula e você estará gastando com a armazenagem. Por isso, controlar o estoque de maneira correta pode evitar que a empresa passe por situações complicadas.

Veja como controlar o estoque:

Onde estocar? 

Escolha um espaço com melhores condições para armazenamento e com fácil acesso aos artigos.

Organização no estoque é fundamental. Se você trabalha com datas de validade, tome cuidado para não ter produtos fora do prazo em seu estoque. Tenha um bom sistema de rotatividade, para sempre ter produtos frescos e o estoque sempre em dia.

Deixe seus itens sempre separados por algum formato que toda a sua equipe compreenda a organização e tenha acesso à estrutura.

Inventário

Saiba o que está estacado e a quantidade de cada produto. Sabendo disso, você pode analisar quais produtos tem mais demanda.

É recomendado fazer o inventário com frequência para poder controlar o estoque.

Novamente, reforçamos a importância de ter todos esses dados catalogados, seguros e bem organizados.

Planejamento de compras

É muito importante tem um rígido cuidado com o que entra e o que saí do estoque, para que o planejamento de compra seja feito.

Ao elaborar este planejamento, deve-se levar em conta a sazonalidade de certos produtos, como roupas de inverno e ovos de páscoa. No caso de produtos que estragam o cuidado deve ser redobrado para não perder ainda mais dinheiro.

Planejamento de compras também é importante para saber qual a melhor época para realizar promoções, queima de estoque e contato com fornecedores, feiras, novidades.

Assim, você mantem seu empreendimento sempre atualizado.

Giro de mercadorias

Saber o que entra e o que sai é apenas uma parte da gestão do estoque. É preciso repor o estoque somente com o que é necessário.

Principalmente em épocas de crise econômica, tenha em estoque somente o que é preciso para atender os clientes.

Entretanto, lembre-se que se você não puder atender seu consumidor dentro do prazo ou não tiver o que ele precisa, o cliente irá buscar em outra empresa fazendo com que você o perca para sempre.

Use a tecnologia a seu favor

Para conseguir controlar tudo isso com tantas informações, é preciso um software de gestão de estoque que atenda a necessidade da sua empresa. Contando com a ajuda desse software, basta alguns cliques para saber o que se tem no estoque, o que é preciso comprar, o que está em falta, se algum produto está próximo a data de vencimento, entre outros.

E se você quiser contar com um time de especialistas na área, ligue pra gente 21 97128-1131

Siga-nos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *